Mídia – Educação no contexto escolar
As novas tecnologias têm contribuído para a evolução dos meios de comunicação, assim sendo, faz- se necessário conhecer e dominar as mais avançadas novidades tecnológicas. Os jornais e os livros sempre foram os principais responsáveis pelas notícias informativas, porém, hoje contamos com novos e avançados meios de comunicação que conseguem transmitir informações em frações de segundos. Logo, compete aos usuários conhecer essa diversidade tecnológica para que se possa fazer uso adequado das mesmas, mas antes de tudo é preciso adequá-las às nossas necessidades pessoais e coletivas.
Nesse sentido, percebe-se, portanto, a importância das mídias no contexto familiar, escolar e social, uma vez que essas três esferas terão a oportunidade de manifestar-se politicamente, culturalmente e economicamente. Não há como negar, atualmente, a diversidade de aparelhos eletrônicos que foram incorporados no nosso cotidiano como instrumentos de comunicação para viabilizar as relações mais íntimas e formais entre as pessoas, tendo em vista que os aparelhos celulares, MSN, Orkut, e-mail e outros revolucionaram a comunicação em todos os sentidos.
No tocante à escola, esta por sua vez não pode ficar indiferente a esses recursos tecnológicos que devem ser utilizados em sala de aula tanto pelos professores como pelos alunos para que todos os envolvidos sejam capazes de explorá-los e acompanhar as mudanças no modo de acesso ao conhecimento.
Assim sendo, fica evidente que a escola, enquanto espaço de construção de conhecimento, não deve restringir- se, exclusivamente, em aplicar um metodologia puramente tradicionalista que se esbarre apenas em recursos pedagógicos oferecidos durante o processo de ensino-aprendizagem, mas, deve necessariamente oportunizar o encontro dos professores, dos alunos e de toda a comunidade com as novas tendências tecnológicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário